Heloisa
As lendas da Região Norte são de origem indígena e demonstram com muita riqueza a sua cultura original.
Seus mitos vivem nos rios e na floresta, e as histórias mostram a integração das pessoas com a fauna e a flora local, que incluem a maior variedade de aves e insetos do planeta, onças, veados, guarás, macacos, jacarés e mais de 30 mil espécies de plantas.
Os estados da Amazônia abrangem uma área de quase 4 milhões de km², em que vivem 13 milhões de pessoas concentradas ao longo dos rios. É a maior região verde do mundo e a menos urbanizada do Brasil.
A população
A maioria é indígena e cabocla (mestiço de índio com branco).
A cultura indígena é dominante e está presente na língua, na culinária, no hábito de comer e beber em cuia, na tradição de dormir em rede, no conhecimento dos rios e da floresta, na medicina das plantas, na forma de pescar etc.
Os meios de transporte
São “gaiolas” (barcos fechados de transporte local), lanchas, canoas e navios.
A flora
A floresta amazônica, a maior do mundo, abriga uma riqueza vegetal fantástica, incluindo um terço de toda a madeira tropical (mogno, ipê, cedro, jatobá) da Terra, castanheiras, seringueiras e flores aquáticas, como a vitória-régia.
A fauna
A fauna na amazônica é uma das mais ricas e variadas que existem. A onça pintada, animal tipicamente brasileiro, foi escolhida para representá-la.
A história do Guaraná
Numa aldeia Maué, no meio da selva, viviam Taíra e Naiara. Eles queriam muito um filho, e quando nasceu Alupá foi uma festa.
Alupá era um menino bom e inteligente, que estava sempre ajudando as pessoas.
Quando os homens iam para a floresta, ele ia junto e aos poucos começou a desvendar alguns segredos da mata. Só havia uma coisa que ele não conseguia entender: Jurupari, o espírito do mal.
Os índios adultos achavam que Alupá era muito novo para entender esse assunto.
Mas Jurupari já tinha ouvido falar de Alupá e sabendo que todos gostavam dele, sentiu