Heliconiaceae
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aluno: Rodrigo Ramos Ferraro
Disciplina: Paisagismo 1
Orientador: Everaldo Pastore
Trabalho 4: Famílias Botânicas
Características Gerais
• São plantas tropicais atraentes com folhas semelhantes as das bananeiras, belas inflorescências longas, compostas por brácteas vistosas que contém as verdadeiras flores. A família Heliconiaceae é formada por apenas um gênero, o Heliconia.
• Este gênero abrange muitas espécies e variedades híbridas, caracterizadas por herbáceas de porte médio a grande. Existem aproximadamente 200 a 250 espécies, nativas das Américas, e cerca de seis espécies encontram-se nas ilhas do Pacífico Sul. No Brasil são conhecidas cerca de 30 espécies naturais, encontradas na floresta
Amazônica e Mata Atlântica.
• Plantas notáveis pela beleza da inflorescência que simboliza o mais autêntico tropicalismo nas composições de jardins localizados em áreas protegidas. São ideais para a formação de conjuntos à frente de muros e paredes, ou criando maciços em locais amplos, dependendo da espécie. Nos últimos anos, as Helicônias têm sido de grande interesse para cultivo de flores de corte destinadas a composições de arranjos florais.
Principais Espécies Ornamentais
Heliconia angusta
• Origem: Mata Atlântica do Sul do Brasil
• Características: Atinge até 1,2m de altura, possui folhas compridas, verde-escuras, um tanto recurvadas, com margens onduladas. Inflorescência ereta muito decorativa formada por brácteas vermelhas, lembrado um barco, de onde despontam flores brancas, contrastantes e vistosas.
• Uso Paisagístico: Devido ao pequeno porte a H. angusta é ideal para a formação de maciços em meio ao jardim ou renque junto a paredes, muros e grades, em locais protegidos do sol direto. A inflorescência vistosa destaca-se sutilmente em meio à folhagem marcante de verde-escuro. Utilizada também como flor de corte devido a sua longa duração.
Principais Espécies Ornamentais
Heliconia aurorae
• Origem: Mata