TI
1. Sobre o significado do “compromisso de classe”, “compromisso keynesiano” ou “compromisso fordista”, no marco do Welfare State nos países industrializados, assinale qual foi o paradigma do Estado adotado após a Segunda Guerra Mundial:
a.
Da regulação estatal do poder dos capitalistas e dos trabalhadores assalariados.
b.
Da legitimação da propriedade privada dos meios de produção em troca de instituições políticas que permitem aos representantes dos trabalhadores administrarem parte da economia.
c.
Da mediação de relações privadas por instituições políticas democráticas com objetivos macroeconômicos.
d.
Da promoção das formas de subsistência alternativas ao assalariamento.
e.
Do Estado de Bem-Estar Social.
1 pontos
Pergunta 2
1. Acerca das Respostas do Projeto Neoliberal à Questão Social, é incorreto afirmar que:
a. a lógica do interesse privado faz com que se instaure uma seletividade no acesso aos programas, comprometendo a dimensão universalizante da cidadania.
b. a remercantilização dos serviços sociais.
c. a refilantropização das respostas à questão social, isto é, a transferência da prestação de serviços de assistência à sociedade civil organizada mediante práticas filantrópicas e caritativas.
d. as políticas sociais são centralizadas administrativamente, o que implica apenas numa concentração financeira e executiva, mantendo uma centralização estatal, normativa e política.
e. a precarização das políticas sociais estatais.
1 pontos
Pergunta 3
1. Sobre o pensamento de Maquiavel acerca da relação entre poder e moral, é correto afirmar que:
a.
Maquiavel se preocupa em analisar a ação política considerando tão somente as qualidades morais do Príncipe que determinam a ordem objetiva do Estado.
b. o sentido da ação política, segundo Maquiavel, tem por fundamento originário e, portanto, anterior, a ordem divina refletida na harmonia da Cidade.
c. para Maquiavel, a busca da ordem e da harmonia, em face do desequilíbrio e do caos,