Helena Planejamento
As primeiras tentativas de formular o planejamento governamental foi a partir do final dos anos 30, período considerado um marco na administração pública, com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) no período de 1937 a 1945. Em 1939 a 1943 foi o plano Especial de Obras Públicas e Aparelhamento da Defesa Nacional. Ainda no ano de 1943 o DASP surge com o segundo plano Quinquenal, plano de obras e equipamentos (POE), podendo ser implementado entre os anos de 1944-1948, surge como revisão do PE (Plano Especial), outra tentativa de planejamento foi o Plano Salte (saúde, alimentação, transporte e energia), essa implementação ocorreria entre 1949-1953, foi encaminhado para aprovação ao congresso em 1948 sendo aprovado somente em 1950. Esse plano acabou sendo desprezado, tinha como objetivo o controle dos gastos públicos através de um programa de investimento de produção mais eficaz e menos desperdícios para o processo orçamentário.
O processo de reforma de Estado iniciou-se mais tarde no Brasil, seu inicio foi na Inglaterra em 1979 no período de governo de Margaret Thatcher, onde já teria sido realizada essa reforma servindo como modelo para outros países. No Brasil esse processo teve inicio no período de mandato do então presidente Fernando Enrique Cardoso, através do ministro Bresser, ocupante da pasta da Administração Federal e Reforma de Estado, o projeto de reforma do Estado brasileiro foi formulado em 1995.
Fontes : Misoczky, Maria Ceci Araújo. Planejamento e programação na administração pública / Maria Ceci Araujo
Misoczky, Paulo Guedes. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012.
182p. : il.
REPLICA