Helena Almeida
fotógrafo
Helena Almeida
iNTRODUÇÃO
Logo nas primeiras aulas de fotografia foi-nos proposto fazermos um trabalho sobre um fotografo, sendo este de escolha livre tendo apenas a condição de ser um fotografo considerado de prestígio.
A minha primeira escolha foi pesquisar algumas das minhas fotografias preferidas e após fazer uma selecção, escolher aquelas que mais me transmitiam as sensações pretendidas no entanto, enquanto o fazia apercebi-me que a melhor escolha seria optar por fazer um trabalho sobre uma artista que eu já conhecia, no entanto, não tão aprofundadamente, fazendo assim um trabalho pessoal e ao mesmo tempo novo.
Sem quaisquer duvidas, comecei a pesquisar sobre a famosa artista Helena Almeida. Tive o primeiro contacto com essa fotógrafa já à uns anos atrás quando, misteriosamente, me apareceu uma fotografia da sua autoria no meu ambiente de trabalho do meu computador. Ao ver a beleza do seu trabalho e curiosa sobre a pessoa por traz deste mesmo, decidi ir procurar na internet e acabei por descobrir mais trabalhos , trabalhos esses que me foram criando um pequeno gosto pelos seus trabalhos.
Biografia
Helena Almeida nasceu em 1932, em Lisboa, cidade onde ainda reside e trabalha. Pensasse que grande parte da sua veia artística vertem do facto de seu pai, Leopoldo de Almeida, ser um escultor. Helena entrou no mundo das artes desde muito cedo, fazendo constantemente pose para o seu pai, indo também desde pequena a museus e livros de arte. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, mais propriamente o curso de pintura, terminando este em 1955, data onde já seria casada com o arquitecto e escritor Artur Rosa e mãe de duas crianças. Após a sua formatura, Helena viajou para Paris sozinha, na tentativa de obter algum conhecimento sobre o mundo da arte na altura, já que em Portugal, devido à ditadura do Estado Novo, era complicado ter quaisquer informações sobre determinados