Hebreus
O Filme escolhido na versão desenho animado teve como objetivo despertar maior interesse e facilitar a compreensão da história.
Como se trata de um filme romanceado, muitos fatos foram deturpados. Por exemplo: o Faraó da época de Moisés não recebe nome na Bíblia, enquanto que, no filme, recebe. (Ramsés)
Os filhos do sexo masculino de hebreus que nasciam , o faraó mandava matar com espada(isso na historial real). No filme, ele manda jogar ao mar.(inclusive vamos ver em uma parte do filme que, quando Deus abre o mar para os hebreus passarem, as crianças estão lá debaixo d'água.
Depois de saber da profecia que previa o nascimento de um libertador entre os escravos hebreus, o faraó Ramsès I, do Egito, manda matar todas as crianças do sexo masculino, recém-nascidas de mãe judia. Uma mulher chamadaYochabe, no entanto, consegue salvar o seu filho, colocando-o em uma cesta nas águas do rio Nilo.
O menino é encontrado por Bithiah, a filha do faraó, sendo criado como um príncipe. Moisés um dia descobre sua verdadeira origem e passa a dedicar se a libertar o povo de lsrael da escravidão, para conduzi-lo à Terra Prometida.
Contexto Histórico - O filme retrata importantes passagens na vida dos hebreus. Por volta de 1250 a C. Moisés foge do Egito, com o povo hebreu que era escravo lá, para a Palestina. Essa fuga é conhecida na Bíblia como "êxodo". A Bíblia informa que, depois da travessia do mar Vermelho, os israelitas vagaram durante 40 anos no deserto e Moisés morreu antes de chegarem à Terra Prometida (Palestina). Deus revelou-se à Moisés, No alto do monte Sinai, entregando-lhe as Tábuas da Lei (os 10 mandamentos gravados em duas tábuas de pedra).