Hebreus e Persas
Introdução
Os Persas eram um povo semi-nômade quando, aproximadamente em 550 a. C., o rei Ciro, conquistou a Babilónia, dando início a um dos maiores impérios da antiguidade.
Persas
Os persas eram um povo nômade que, por volta de 2000 a.C., se fixou em uma região montanhosa entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio. Essa região ficou conhecida como Pérsia.
A princípio, os persas eram dominados pelos medos. Essa situação se inverteria por volta de 550 a.C. Nessa época, sob o comando de Ciro (que nesse tempo era um príncipe persa), os persas dominaram os medos e passaram a controlar a região.
Os persas conquistaram ainda outros povos que viviam nas proximidades do planalto do Irã, impondo a todos a mesma administração. Eles acabaram por construir um vasto império. Seu território compreendia a Ásia Menor, a Mesopotâmia e uma parte da Ásia Central.
Esses domínios seriam ainda ampliados nos governos posteriores a Ciro: Cambises conquistou o Egito em 525 a.C.; Dario I dominou a Ásia até o vale do rio Indo e também uma pequena parte da Europa, onde se localizavam algumas colônias gregas.
Dario e depois seu sucessor, Xerxes, tentaram conquistar ainda a região da atual Grécia, mas fracassaram. Em 330 a.C., o Império Persa foi conquistado por Alexandre Magno, da Macedônia.(figura06)
Coloca a linha do Tempo
A formação do império persa
Ciro (figura 7) inaugurou o chamado império persa. Com o aumento da população, houve a necessidade da expansão geográfica.
Ciro, o Grande (560-530 a.C.), tornou-se rei dos medos e persas, após haver conquistado Ecbátana e destronado Astíages (555 a.C.). Conquistou também a Babilônia (539 a.C.). O império ia desde o Helesponto até as