Hebraico
GREGO I
1. INTRODUÇÃO
Durante o período clássico a língua grega era dividida em dialetos, sendo os principais o Dórico, o Aeólico e o Iônico. No quinto século a.C., uma divisão do Iônico, o Ático, Alcançou supremacia sobre os outros. O
Ático era a língua de Atenas durante o seu período de glória; era a língua de
Platão, Demóstenes e outros grandes escritores.
Atenas foi conquistada por Filipe, macedônio, e o grego também conquistou os macedônios. A conquista de Alexandre significou a conquista do Ático. Os Romanos conquistaram o mundo, mas também adotaram o grego como a principal língua do império, seguida pelo Latim.
O grego sofreu uma grande adaptação a nova situação, recebendo influências de outros dialetos gregos, bem como das línguas estrangeiras conquistadas. Esta nova língua chamava-se “KOINÊ” ou “Comum” por ser a língua comum no mundo civilizado.
A Septuaginta, O Novo Testamento e documentos dos Pais da Igreja mostram que o “Koinê” era a língua usada em 300 a.C., até 500 d.C. O Koinê do Novo Testamento é mais similar a língua falada da época do que a língua usada na literatura clássica da época.
2
ALVOS DO CURSO
1. Reconhecer e recitar de memória as terminações gregas ensinadas neste módulo. As terminações ensinadas neste módulo incluem alguns verbos, nomes, pronomes e adjetivos.
2. Entender e discutir os conceitos gramaticais e construções características da língua grega. Isto inclui tempo, voz, modo, gênero, número, caso, etc.
3. Usar os diversos recursos disponíveis para fazer a exegese de um versículo no texto original.
4. Recitar de memória e traduzir palavras gregas para o português e vice-versa. 3
LIÇÃO 1 matema eij
ALFABETO/VOGAIS/DITONGOS/ASPIRAÇÃO/PONTUAÇÃO
OBJETIVOS:
1.
2.
3.
4.
5.
Recitar e escrever o alfabeto grego de cor.
Distinguir as vogais longas e breves.
Reconhecer e pronunciar os ditongos gregos.
Usar e pronunciar os sinais de aspiração.
Reconhecer os sinais de pontuação.
I –