HBSBC É MULTADO

768 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO
Levando em consideração o material disponibilizado para o estudo, em especial o artigo, “HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR” e o conteúdo estudado até a presente data, o presente trabalho tem o objetivo de discutir o abuso do poder adotado pela Instituição Financeira acima citada “HSBC”, ao invadir a privacidade de seus colaboradores, ferindo princípios éticos e morais que devem alicerçar qualquer organização e apontar os pontos favoráveis e desfavoráveis que chegaram com a Sociedade da Informação e do Conhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO
Ao contratar detetives particulares para investigar os funcionários, espionando-os e os enganando com pessoas disfarçadas para abordá-los de diversas formas, a instituição não teve princípios éticos para a abordagem. Os princípios éticos devem compor a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando sua missão social. O funcionário é um dos principais patrimônios de uma empresa, sendo assim a decisão da instituição em espionar seus funcionários não condiz com essa realidade, onde os funcionários e seus familiares tiveram sua privacidade totalmente invadida.
O motivo da investigação, foi devido há inúmeros casos de funcionários que tiraram licença médica do trabalho e a instituição quis averiguar se os mesmos estavam exercendo durante a licença, outra atividade remunerada, motivo esse que não justifica tal abuso cometido contra seus funcionários. Nessas condições entra em conflito o poder da subordinação do empregador e o direito a privacidade não só de seus funcionários, como de todo o ser humano além do direito ao respeito e a dignidade. A Sociedade de Informação e do Conhecimento tem nos dias atuais pontos positivos e negativos no nosso dia a dia, pois a quantidade de dados disponíveis para as

Relacionados