Haskel
1. Introdução
A programação funcional baseia-se no conceito de função. Pode-se pensar na programação funcional como simplesmente avaliação expressões. O programador define uma função para resolver um problema, e passa esta para o computador avaliar. Uma função pode envolver várias outras funções em sua definição. O computador funciona então como uma calculadora que avalia as expressões escritas pelo programador através de simplificações até chegar a uma forma normal.
A característica que domina na programação funcional é que o significado de uma expressão é seu valor, e o papel do computador é simplesmente obtê-lo. Outra característica é que uma função em uma linguagem funcional pode ser construída, manipulada e resolvida, como qualquer outro tipo de expressão matemática, usando leis algébricas.
Como a entidade principal da programação funcional é a função, pode-se definir listas de funções, funções podem devolver como resultado outras funções e podem ser passadas como argumento para funções.
O presente trabalho irá fazer uma introdução breve da linguagem de programação funcional Haskell, como foi referido acima, as linguagens de programação funcional avaliam funções e por isso não seria diferente com o Haskell.
2. Haskell
Haskell é uma linguagem funcional pura, não estrita, fortemente tipada, cujo nome é uma homenagem a Haskell Brooks Curry, um estudioso da lógica combinatorial e um dos mais proeminentes pesquisadores