HAS hipertenção arterial sistemica
Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados à pressão sobe.
Como é definida?
A pressão arterial alta (hipertensão) é geralmente um distúrbio assintomático no qual a elevação anormal da pressão nas artérias aumenta o risco de distúrbio como acidente vascular cerebral,ruptura de um aneurisma,insuficuencia cardíaca,infarto do miocárdio e lesão renal.
A hipertensão tem sido dominada de assassino silencioso , por que em geral,ela não produz sintomas durante muitos anos (ate ocorrer lesão de um órgão vital).O problema ocorre mais frequentemente entre os indivíduos de taça negra – 38% dos adultos (principalmente mulheres) negros apresentam hipertensão arterial,em comparação com 29% dos adultos da raça branca. Frente a um determinado nível de pressão arterial,as consequências da hipertensão são piores nos indivíduos da raça negra.
A hipertensão é definida pela pressão sistólica media em repouso de 140 mmhg ou mais e/ou pela pressão diastólicas em repouso media de 90mmhg ou mais.nos casos de hipertensão arterial é comum tanto a pressão sistólica quanto a pressão diastólica estarem elevadas,como mostra a tabela abaixo.
Categoria
Pressão Arterial
Sistólica
Pressão Arterial
Diastólica
Pressão arterial normal
Inferior a 130 mmHg
Inferior a 85 mmHg
Pressão arterial normalalta
130-139
85-89
Hipertensão de grau 1(leve)
140-159
90-99
Hipertensão de grau 2(moderada)
160-179
100-109
Hipertensão de grau 3(grave)
180-209
110-119
Hipertensão de grau 4(muito grave)
Igual ou superior a 210
Igual ou