Hiperten Ao
A hipertensão arterial é uma tensão ou pressão muito elevada nas artérias.
Esta elevação anormal da pressão é muitas vezes permanente. A hipertensão é uma doença grave e freqüente que pode levar a sérios problemas (crise cardíaca, AVC, problemas renais...) quando não é corretamente tratada.
Existe a hipertensão sistólica, que é a pressão máxima nas artérias, quando o coração (ventrículo esquerdo) expulsa o sangue na aorta, e existe a hipertensão diastólica, que é a pressão arterial mínima, quando o sangue é evacuado da aorta.
A hipertensão pode ser medida graças a aparelhos que auxiliam a medir a pressão sangüínea, como o tensiômetro automático (pode auto-medição), ou o esfigmomanômetro ligado a um estetoscópio. faxa etaria de idade da hipertençao A hipertensão arterial sistêmica apresenta custos médicos e sócio-econômicos elevados. Esta pesquisa visou identificar a prevalência de hipertensão arterial e seu aumento com a idade em mulheres entre 40 e 70 anos. A amostra reside nas cidades de Jacarezinho e Siqueira Campos, localizadas no estado do Paraná, participantes de programas de atividade física regular. A seleção foi de caráter intencional totalizando 72 indivíduos do sexo feminino entre 40 e 70 anos de idade. Os indivíduos foram submetidos a uma anamnese de histórico clínico e aferição da pressão arterial, realizada pelo método auscultatório no braço direito do avaliado mediante utilização de um esfigmomanômetro aneróide e um estetoscópio. Estes foram divididos pelas faixas etárias de 40 a 49,9 anos, de 50 a 59,9 anos e de 60 a 70 anos. Para o tratamento estatístico utilizamo-nos do método descritivo para a caracterização da amostra, a tabela de contingência para a identificação das prevalências e o teste de Qui-Quadrado adotando uma significância de p<0,05. Foram encontradas médias de idade de 55,07 + 8,54 anos, PAS de 131,90 + 22,82 mmHg e PAD de 78,86 + 11,91 mmHg. A prevalência de hipertensão arterial segundo a faixa etária foi de 36,8 %