Harmonia - resumo - grandes formas
Resumo do capítulo 20 – Grandes Formas
Terminologia Formal
São termos como: frase, período contrastante e duplo período paralelo. Estes termos são bastante usados e seus significados são geralmente aceitos.
Formas Binárias
É aquela que consiste de duas seções aproximadamente equivalentes (exceto aqueles períodos e duplo-períodos que geralmente não são chamados de formas binárias), onde a música se apresenta em: AA:BB e que podem ser de tamanhos desiguais.
Em resumo os aspectos importantes são:
Que se divide em duas seções
A seção A geralmente modula, de forma que soa incompleta
Frequentemente a seção B é mais extensa que a seção A
Os finais das seções A e B são frequentemente similares
A música pode ser de forma binária seccional quando a primeira parte terminar com uma harmonia de tônica. Se a primeira parte de uma forma binária terminar com qualquer outra que não a harmonia de tônica da tonalidade principal da forma, ela será chamada de forma binária contínua.
Formas Ternárias
A ideia de apresentação-contraste-retorno, simbolizado como ABA’, é uma ideia importante na forma musical. O ABA’ ou forma ternária é capaz de fornecer a estrutura para qualquer coisa, desde um tema curto a um longo movimento de uma sonata ou sinfonia. A seção B de uma forma ternária pode prover contraste com a seção A seja através do uso de material melódico, textura, tonalidade ou alguma combinação dessas e pode ser seccional ou contínua, dependendo se a primeira seção A termina ou não com a tríade de tônica da tonalidade inicial da forma.
Em resumo os aspectos importantes são:
Se divide em três seções
A1 e A2 são, de certa forma, iguais. B é contraste
Geralmente, A1 termina com cadência perfeita e B inicia em outra tonalidade. A2 volta para o tom inicial
A2 pode ser repetição exata de A1 ou pode diferir de alguma forma
Pode ser usada uma passagem (ponte) para auxiliar o encadeamento
Pode ser escrita de forma abreviada “Da Capo”