Harmonia na Arquitetura
Marcos Vinícius Bello
Maria Madalena Patek
Resumo
Este artigo apresenta estilos arquitetônicos ao longo dos séculos, e elementos que proporcionam harmonia nas construções. Harmonia aqui se caracteriza como um elemento causador de conforto, simetria, regularidade e conjunto da obra. A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Como forma de prover ao homem o conforto e qualidade de vida, as construções precisavam ser agradáveis, proporcionais, e funcionais. As primeiras manifestações harmônicas na arquitetura foram aplicadas na contrução de templos e elementos religiosos, repercurtindo nas culturas egípcia, grega e romana. Outros estilos que marcam a harmonia de elementos arquitetônicos se fazem presentes nas culturas bizantina, no gótico, no período do renascimento nos estilos barroco, rococó e neoclássico. Nos períodos modernos e contemporâneos, estilos arquitetônicos como o Art noveau, Art Deco e o modernismo são conhecidos pelo seu padrão harmônico e inovador.
Palavras-chave: Simetria. Estilos arquitetônicos. Evolução. Métodos construtivos.
Harmonia na arquitetura egipcia
Os egípcios foram os primeiros povos a construirem grandes estruturas. Com grandes precisões matemáticas e astrológicas, eles davam as suas contruções caráterer monumental, notabilizando-se entre elas as pirâmides, templos e obeliscos.
As pirâmides são os maiores exemplos quando se fala em arquitetura egípcia. A simetria, verticalidade, monumentalidade com as quais foram erguidas garantiram que elas ficassem de pé ao longo dos séculos, e ainda faz as pessoas ficarem intrigadas com tamanha imponência e a forma com a qual elas foram erguidas.
Dentre as centenas de pirâmides egípcias, o complexo de Gizé é considerado o mais importante deles, mais especificamente pela pirâmide de Quéops.
Esta pirâmide possui 146m de altura, 230m de lado e é um quadrado perfeito, com erro de