Hardware e software
Para exemplificar podemos citar como se dá o funcionamento de um edifício comercial. Digamos que esse edifício seja o Hardware, aquele que proporciona toda a estrutura física, salas, corredores e locais de espera entre vários setores para que se deem as atividades ali dentro. Ele então é o abrigo.
E a todo processo que ocorre ali, como a contabilidade, recursos humanos, atendimento ou treinamento, poderíamos chamar de Software, já que esse sistema funciona de acordo com as instruções que são dadas diariamente por grupos de gerentes.
Um programa de computador, ou Software, é como um gerente, que dentro de uma determinada lógica controla recursos para que um sistema funcione com o máximo de eficiência. Ele transforma todo Hardware em algo útil para determinado uso ou produção.
O cartão de crédito é um Hardware. Na barra marrom se encontram seus números e dados, e quando ele é passado num outro hardware, no caso, a caixa eletrônica do banco, um software pré-instalado nessas máquinas “lê” essas informações e é aí que começa a parte lógica. Software é isso que acontece dentro dos circuitos, utilizando-se do Hardware como uma “plataforma” e a energia elétrica como a força para propagar-se, dando impulsão às inúmeras instruções que o “dizem” para onde “andar” e o que “fazer”.
Uma comparação criativa pode nos ajudar a entender melhor: Hardware é o cérebro e Software são as emoções e pensamentos. No computador encontramos o microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador.