Hardware Ou Software
Para o TechTudo
Muitos usuários fazem um pouco de confusão quando o assunto é Hardware ou Software. Isso é bem comum, afinal os nomes são parecidos e estrangeiros. No entanto, cada um tem uma funcionalidade bem diferente mas um completa o outro, a seu modo. Para entender melhor, descubra afinal para o que servem os Hardwares e
Softwares, além de ver como eles estão presentes no dia a dia das pessoas.
Placa-mãe fabricada no Brasil promete desempenho gamer e preço baixo
Hardware ou Software? Veja quais são as diferenças entre os dois termos (Foto: Divulgação/Apple)
Para começar, quase toda máquina contém um conjunto de Hardware e Software. O hardware é a parte física integrada por placas de vídeo, memórias, processadores, chips e tudo mais que o usuário pode tocar. Podemos chamar de corpo da máquina, e é aplicada tanto para computadores, notebooks, celulares, câmeras, robôs e mais.
Placa-mãe Intel LGA é exemplo de peça de hardware (Foto: Divulgação/Intel)
Já o software pode ser entendido como a “mente” que comanda a máquina, composta por elementos que não são palpáveis. Ele é formulado por meio de códigos e combinações para funcionar da maneira ideal. Então, os sistemas operacionais, como Windows, Mac OS, Android, iOS são softwares, cada um formulado à sua maneira.
O Windows e seus drivers são exemplos de Softwares (Foto: Reprodução/Microsoft)
Para simplificar, vamos usar como exemplo um computador de mesa com sistema da Microsoft. A parte física composta pelo CPU, placa de vídeo, memória RAM, placa-mãe, drive de armazenamento e todos os demais aparatos palpáveis integram o hardware deste PC. O software é ativado no momento em que você liga a máquina, sendo instalado no drive de armazenamento interno. Logo, o software é o Windows, composto por códigos. Quer dicas para montar um PC gamer? Confira no Fórum do TechTudo.
Os sistemas operacionais são