Exercicio Revisao AP2 B
Coordenadora: Professora Helena Feres Hawad
Exercícios de revisão com vista à AP2 (B)
Caro Aluno,
Os exercícios a seguir visam a lhe oferecer mais uma oportunidade de rever e fixar os conteúdos trabalhados no curso. Reserve tempo para eles, faça-os com empenho e atenção. Se desejar, pode consultar seu material didático.
Não se contente em “responder mentalmente” às questões propostas. O trabalho de escrever é uma poderosa ferramenta de estudo: ajuda a organizar a compreensão e favorece a atividade da memória. Então, escreva todas as respostas de forma clara e completa, como se você estivesse fazendo uma prova.
Após fazer os exercícios, compare suas respostas com as do gabarito fornecido. Tenha cuidado para não tentar iludir a si mesmo: não consulte o gabarito antes de ter se esforçado para fazer os exercícios do modo mais caprichado possível! Recorra aos tutores em caso de dúvidas.
Bom estudo!
O texto a seguir serve de base para as questões da 1 à 6.
Entrevista: Marlene Snyder
'É responsabilidade da escola combater o bullying'
Especialista americana diz que leis não são suficientes para evitar a prática
Nathalia Goulart
O passado de isolamento e ausência de amigos alimenta suspeitas de que
Wellington Menezes de Oliveira, o jovem de 24 anos que invadiu a escola em Realengo deixando um rastro de 12 mortes, tenha sofrido bullying. A desconfiança fortalece o debate sobre os meios de que a sociedade dispõe para evitar que personagens como Oliveira sejam cultivados dentro da escola. Nos Estados Unidos, os anos que se seguiram à tragédia na Columbine High School foram de investimento em prevenção à violência, incluindo o bullying. O Brasil ainda engatinha na discussão sobre o tema. A tragédia da quinta-feira reacende a discussão: qual o papel da escola no combate a essa prática que deixa marcas tão duradouras? O site de VEJA conversou com a especialista americana Marlene Snyder, diretora de desenvolvimento do programa