hanseniese
Hanseníase é uma doença que tem cura, contrariando a cultura popular que voga em contrário. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação.
O QUE É?
É uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue.
Existem quatro formas de manifestação da doença:
FORMAS PAUCIBACILARES (NÃO CONTAGIANTES)
Hanseníase Tuberculóide Hanseníase Indeterminada
FORMAS MULTIBACILARES (CONTAGIANTES)
Hanseníase Dimorfa Hanseníase Virchowiana Þ Hanseníase Tuberculóide
Manchas vermelhas que podem ser confundidas com "impingem"ou "rabicha" ocorre dormência e a queda de pêlos sobre as manchas são mais evidentes. O doente pode ter dor nos nervos dos braços e pernas.
Þ Hanseníase Indeterminada
Manchas brancas na pele, dormentes, podendo ocorrer também o desaparecimento de pêlos no local. FORMAS MULTIBACILARES (CONTAGIANTES) Þ Hanseníase Dimorfa
Manchas avermelhadas ou de cor castanho, espalhadas pelo corpo.
As dormências são comuns.
Þ Hanseníase Virchowiana caroços nas orelhas e no corpo. Perda de pêlos (cílios e sobrancelhas).
As mãos e os pés ficam inchados e o nariz entupido e escorrendo.
A transmissão acontece no contato íntimo e prolongado com o doente através das vias aéreas (respiração, espirro, tosse, fala). Pode também ser transmitida através do contato com feridas abertas do doente. Felizmente 90% das pessoas tem resistência natural ao bacilo, ou seja, pode até entrar em contato com o micróbio sem no entanto desenvolver a doença. Isto é mais um dado positivo para a não segregação dos doentes.
Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, com formigamento, diminuição ou perda da sensação de calor. · Engrossamento e dor nos nervos dos braços, pernas e pés. ·