Hans Staden resumo
Um aventureiro chamado Staden que estava em busca das ilhas de São Vicente, que era ocupada por portugueses, a fim de conseguir um navio para poder da continuidade em sua viagem para o Rio da Prata, porém a caminho das ilhas o barco do aventureiro naufragou, fazendo com que se perde-se da sua rota original.
Quando se deparam que estavam perdidos em uma praia, Staden fica preocupado com sua viagem, porém após um curto espaço de tempo um de seus homens encontra uma pequena vila habitada por portugueses chamada Itanhaém, que ficava duas milhas de sua rota principal.
Chegando em São Vicente, Staden não é bem recebido pelos portugueses e não recebe as seu navio, a Ilha possuía duas povoações uma chamada Upaú-nema e a outra era chamada de Enguaguaçú, também se encontrava sítios que possuíam engenhos que fabricavam açúcar.
Com a ajuda de uma família, com cinco irmão, o pai deles, que era um português, a mãe uma índia brasileira, ambos com conhecimento de guerrilha, estes irmãos tinham como inimigos os índios da tribo tupinambá, que destruíram a construção feita pelos índios e os portugueses em Bertioga, isso dois anos antes da chegada de Staden.
O forte foi reconstruído e ali Staden mantinha uma pequena moradia, ele e o seu escravo, um dia quando fez uma pequena passagem de canoa pelo canal a frente de Bertioga, sua canoa é atacada e Staden, fica esperando por sua morte porém, ele é capturado pela tibo do tupinambá, para ser utilizado em uma espécie de ritual canibal.
Perto da Ilha de Santo Amaro existe uma pequena ilha onde Staden, visitou com os tupinambás, pois nessa ilha existem alguns pássaros que suas penas são utilizadas para a formação dos adornos usados pela tribo, porém ao chegar lá encontraram alguns índios da tribo de tupiniquins e alguns portugueses, um escravo de Staden o seguiu quando ele foi capturado, iniciou-se uma batalha com tiros e flechas porem, Staden ainda manteve-se sob domínio dos tupinambás.
Após escaparem os índios