Hans Broos Igreja São Bonifacio
Arquiteto Hans Broos – Fonte: Archdailybrasil.com.br
Hans Broos nasceu no dia 10 de outubro de 1921, na Áustria na cidade de Groos-Lamnitz (atualmente pertence a Eslováquia).
Teve seu primeiro contato com desenhos com o seu pai, que era marceneiro.
Hans Broos iniciou na faculdade de arquitetura na Universidade de Praga, e com o início da segunda guerra mundial mudou-se para a Alemanha, onde finalizou seus estudos na universidade Técnica de Braunschweig, em 1948.
Com o final da guerra e já formado como engenheiro-arquiteto, trabalhou juntamente com o professor Egon Eiermann na reconstrução de muitos edifícios de cidades na Alemanha.
Na época as notícias das obras arquitetônicas no Brasil eram tão grandes, que em 1954, com 33 anos de idade, Hans Broos decidiu vir para o Brasil para conhece-las pessoalmente. Desembarcando em Blumenau, começa a atuar como arquiteto assinando diversas obras na região, mudando-se para o Rio de Janeiro (atual capital do Brasil), e trabalhou de 1953-1957 no restauro de ruinas no Rio Grande do Sul, juntamente com o professor Lucas Mayerhofer.
“Quem queria chegar à faculdade de arquitetura tinha que aprender profissões práticas, como carpinteiro e pedreiro. Além disso, tínhamos de viajar e conhecer a Europa: a torre de Pisa, na Itália, a Grécia. O ensino era mais prático. O que me ajudou muito no Brasil foi justamente o fato de que, como arquiteto e engenheiro, eu sabia fazer alvenaria, fundações etc.” Hans Broos
Em 1968, Hans Broos estabeleceu-se definitivamente na cidade de São Paulo, onde projetou sua casa no bairro do Morumbi e possuiu por muitos anos o seu escritório (Hans Broos Escritório de Arquitetura) perto da ponto do Morumbi.
Em toda a sua carreira no Brasil, foram feitos ao todo 400 projetos e cerca de 100 obras construídas. Sua produção abrange obras religiosas, industriais, edifícios públicos, projetos urbanísticos e residenciais.
“Uma das primeiras obras que me deram foi a igreja de São