handeibol fichamento

390 palavras 2 páginas
Além da investigação acerca da análise da técnica desportiva, uma das preocupações de estudiosos da área esportiva está em identificar os limites do desgaste do corpo humano e as características das cargas mecânicas que esse suporta, em diferentes modalidades esportivas.

Dentre os vários fatores que geram desgastes na estrutura física de atletas, os frequentes impactos advindos das quedas que segundo Roquette1, não são exclusivas de esportes de combate, são os grandes vilões dos atletas cujas modalidades possuem fundamentos impactantes.

Geralmente, envolvem situações de colisões do corpo contra uma superfície externa fixa, como um choque contra uma estrutura de uma quadra ou uma queda no solo.

Também pode ocorrer quando o corpo em movimento colide com um segundo corpo que está livre para se mover ou está se movendo (desporto coletivo em geral).

No caso do handebol, o arremesso em suspensão é um dos fundamentos mais utilizados em treinos e jogos, sendo a aterrissagem do arremesso a fase de colisão contra uma superfície externa fixa, na qual o corpo é submetido a forças com rápida desaceleração, isto é, forças impactantes.

Além das lesões propriamente ditas, as especificidades de cada modalidade acabam por gerar desequilíbrios musculares, os quais podem gerar alterações posturais, devido à necessidade do organismo se reorganizar em cadeias musculares de compensação.

As alterações posturais nos atletas ocorrem porque o treinamento intenso e repetitivo de uma modalidade esportiva proporciona hipertrofia muscular e diminuição da flexibilidade, causando desequilíbrio entre a musculatura agonista e a antagonista, favorecendo a instalação de alterações posturais.

Deste modo, vislumbrando contribuir com técnicos e atletas de handebol, mediante diferentes análises (postural, lesões e magnitudes de impactos).

Este estudo pretende responder a seguinte questão: será que há relação entre desvios posturais, lesões e magnitudes de impactos nos membros inferiores

Relacionados