Antropologia Esquema
- Cultura
2.1 Naturezas da Cultura A cultura para os antropólogos “conceito básico e central de sua ciência”. Esse termo não se restringe apenas ao campo da antropologia.
Muitas vezes empregada para indicar o desenvolvimento do individuo por meio de educação, da instrução.
Todas as sociedades possuem cultura.
CULTURA engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.
2.1.1 Conceituação
Cultura pode ser considerada como:
Comportamento aprendido
Abstração do comportamento
Ideias
Existem inúmeros conceitos sobre cultura:
Edward B. Tylor (1871) “Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Ralph Linton (1936) “Consiste na soma total de ideias na soma total de ideias, reações emocionais condicionadas a padrões de comportamento habitual que seus membros adquiriram por meio da instrução ou imitação e de que todos, em maior ou menor grau participam”.
Franz Boas (1938) “A totalidade das reações e atividades mentais e físicas que caracterizam o comportamento dos indivíduos que compõem um grupo social”
Malinoswski (1944) “O todo global consiste de implementos e bens de consumo, de cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, de ideias e ofícios humanos de crenças e costumes”.
Herkovist (1948) “A parte do ambiente feita pelo homem”.
Kroeber e kluckhohn (1952) “Uma abstração do comportamento concreto, mas em si própria não é comportamento”.
Beals e Hoijer (1953) “A cultura é uma abstração do comportamento e não deve ser confundidas com os atos de comportamento ou com os artefatos materiais, tais como ferramentas,