Handebol
O handebol não é um esporte muito praticado no Brasil, possui mais popularidade em países como Alemanha, Espanha, França, Suécia, Noruega e Croácia, mas sua popularidade está crescendo em nosso país. O esporte foi criado em 1919 e, ao contrário do futebol, que é praticado com os pés, no handebol o uso do pé é proibido. Para praticar esse esporte utiliza-se apenas as mãos. Assim como em qualquer outro esporte, é necessário seguir várias regras para que o jogo possa ter um bom andamento.
Fundamentos do Handebol São os movimentos fundamentais do handebol que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma “correta” de execução de um movimento especifico, descrito biomecanimente. Por exemplo: o gesto técnico do passe de ombro do handebol – é a execução desse tipo de passe com menor desperdício de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficácia.
Empunhadura – é a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segurada com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da mão em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer uma certa força (pressão) na bola pra que esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.
Recepção: Deve ser feita com as duas mãos paralelas e ligeiramente e côncavas voltadas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar da literatura especifica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recente como um erro, a pratica atual e sua eficiência em diversas situações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol. A recepção pode ser classificada em: alta, media e baixa dependendo da altura que a