handebol
Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m, e ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro que se localizam a seis metros do gol.
Cada partida tem duração de 60 minutos, sendo dividida em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate, prorroga-se o jogo, com dois tempos de 5 minutos.
No handebol, a área de goleiro é tão importante que quase todo o jogo depende dela. O próprio goleiro de uma equipe pode sair da sua área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a bola em seu poder no momento da saída da área.
Fora de sua área, o goleiro é considerado um jogador de quadra e está sujeito às mesmas regras que os demais. Pode voltar para sua área a qualquer momento, desde que esteja sem a bola. Marca-se um tiro livre, quando a invasão deu-se por um jogador da defesa que obteve vantagem com esta ação de invasão, porém sem ter evitado uma chance clara de marcação de gol por parte do adversário. marca-se um tiro de 7 metros, quando a invasão deu-se por um jogador da defesa que, por meio desta invasão, impede uma clara chance de gol do adversário. O tiro de meta no handebol é ordenado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora. Tiro de lateral: Na execução deste tiro, uma parte do pé do executor deve estar em contato permanente com o solo. É permitido levantar o outro pé e recolocá-lo no solo diversas vezes. Tiro de árbitro quando a bola é agarrada ao mesmo tempo por dois jogadores de times adversários, o árbitro assinala infração e determina tiro livre a favor do jogador prejudicado. Nos casos duvidosos, porém, será aplicado o tiro de árbitro,