handebol
De
Handebol
O árbitro deve apitar para reiniciar o jogo nos casos de um tiro de saída ou de um tiro de 7 metros; no caso de um tiro lateral, tiro de meta ou tiro livre, para um reinício depois de um time-out, para um reinício com um tiro livre decidido segundo a Regra 13:4, quando houver uma demora na execução, depois de uma correção na posição dos jogadores, depois de uma advertência verbal ou uma advertência.
Os árbitros podem julgar apropriado, por motivo de esclarecimento, apitar para o reinício em qualquer outra ocasião.
A princípio, os árbitros não devem apitar para o reinício a menos e até que os requisitos para as posições dos jogadores sejam encontrados. Se o árbitro apita para um tiro ser executado, apesar de posições incorretas por parte dos jogadores, então estes jogadores estão completamente autorizados a intervirem. Depois do apito, o executante deve jogar a bola dentro de 3 segundos.
Exclusão: É uma punição de dois minutos, o jogador e retirado do jogo por dois minutos e enquanto isso sua equipe fica com menos um em jogo.
Uma exclusão deve ser dada: por uma falta de substituição; por faltas repetidas do tipo que devem ser punidas progressivamente; por conduta anti-desportiva repetida de um jogador, dentro ou fora da quadra; por conduta anti-desportiva cometida por um dos oficiais de uma equipe, depois que um deles tenha recebido uma advertência.
Obs.: O árbitro apita aponta com uma das mãos para fora e a outra mostra dois dedos indicando 2 min. de punição
Desqualificação: É como um cartão vermelho num jogo de futebol. Uma desqualificação de um jogador ou oficial de equipe é sempre para o restante do tempo de jogo. Ele deve sair da quadra e da área de substituição.
Após uma desqualificação a equipe fica com um jogador a menos na quadra, mas após 2 minutos, a equipe pode colocar outro jogador à partida.
Expulsão: Uma expulsão deve ser dada quando um jogador é culpado de uma agressão (ataque forte e deliberado