papi noel
A ideologia pode ser considerada algo de dominação que vem através do convencimento, e não da força física, alienando a consciência humana.
Para Karl Marx a ideologia mascara a realidade. Considerando a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
A ideologia foi muito trabalhado pelo Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas políticos, morais e sociais. Criados pela classe social dominante. A ideologia da classe dominante para Marx tinha como objetivo mantes os mais ricos no controle da sociedade.
Desigualdade Social
Desigualdade Social na concepção de Karl Marx, era um fenômeno causado pela divisão de classes, nessas divisões, classes dominantes, estava se utilizando da miséria gerada pela desigualdade social como instrumento de manter o domínio estabelecido sobre as classes dominadas, numa espécie de ciclo.
A desigualdade era sempre ditada por aqueles que detinham os meios de produção, chamados, no conceito de Marx, de burguesia, sobre os que detinham apenas a sua força de trabalho. Marx, apontava, ainda, uma solução para o problema, que seria a implantação do socialismo na sociedade como forma de luta contra as desigualdades, visto que o tipo de regime socialista adotava a igualdade na distribuição de todos os recursos. E era essa distribuição, controlada pelo Estado, e a população contribuindo, por sua vez, com a sua força de trabalho; porém, sem o acúmulo de capital, que geravam desigualdades.
Desigualdade Social na concepção de Jean-Jacques Rousseau divide a desigualdade social em dois tipos: A física ou natural, que é estabelecida por fatores como força física, idade, condições de saúde e até mesmo a qualidade de espírito do indivíduo; e a desigualdade moral e política, uma espécie de senso comum entre a sociedade, que uma convenção autorizada e consentida pela maioria das pessoas.
A sociedade capitalista produziu um mundo desigual,