HANDEBOL

961 palavras 4 páginas
Introdução

Para começarmos adentremos em um tema muito relevante um esporte bastante praticado por jovens e adultos o handebol, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol, com isso mostraremos o quanto e interessante uma partida de handebol, assim também suas regras e o campo onde e praticado a partida, em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio. Então, onde é que descobrimos como praticar o handebol? A resposta é simples: nas aulas de Educação Física.

O surgimento do handebol
O handebol, ou andebol, é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição.
É por essa razão que chamamos Karl Schelenz, o pai do Handebol pois foi ele que fez a popularização do jogo em toda a Europa. Este trabalho foi favorecido pelo fato de ter sido ele, professor da Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos alunos estrangeiros, que levaram para seus respectivos países os conhecimentos ali obtidos. O professor Schelenz fez palestras sobre a nova modalidade em vários países europeus, entre 1920 e 1930.

Relacionados

  • Relatório de estatistica
    2736 palavras | 11 páginas
  • Estabilidade no prognóstico do perfil de aptidão física de jovens atletas de handebol
    6266 palavras | 26 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas