Handebol ataque
ALEXANDRE DA SILVA SILVA 3776765736
DOUGLAS DOS SANTOS MARTINS 4251861682
HENRIQUE RIBEIRO JORGE 3776776801
JEFERSON DOS SANTOS OLIVEIRA 4246835225
HANDEBOL – ATPS I
PELOTAS
2012
Postos específicos em duas linhas ofensivas 3:3 (3 armadores – primeira linha; e 2 pontas e 1 pivô – segunda linha)
Verifica-se, que, quando a defesa vai se aproximando mais do gol, as duas linhas ofensivas começam a se misturar. Pontas jogam tanto na primeira como na segunda; o pivô começa a ter mais facilidade de circular na primeira linha ofensiva também.
Ataque zonal 5:1
Numa defesa 6×0, por exemplo, na qual a defesa fica toda bem baixa próximo da área, pode-se atacar com duas linhas (jogando no sistema ofensivo 3:3 – ou 5:1) e pode-se atacar também num sistema ofensivo 6:0, sem nenhum jogador na segunda linha ofensiva.
Ataque zonal 6:0
Ataque zonal 4:2
Equipes que jogam com dois pivôs, organizam-se de forma diferente, geralmente com dois armadores mais lateralizados e dois armadores dividindo a faixa central da quadra, enquanto os pivôs jogam ou na segunda linha ofensiva, ou circulando entre as duas, jogando assim num sistema 4:2.
Dessa forma, os postos específicos ofensivos do handebol tradicionalmente são: armadores central, esquerdo e direito; pontas esquerdas e direitas; pivôs e goleiro (que pode atuar em qualquer um desses postos específicos).
Características e Funções dos Jogadores de Ataque
Goleiro
Função: Raramente, o goleiro avança, mas se o faz, tem que definir rápido a jogada, arremessando ou tocando a bola.
Características: Normalmente, são os mais altos do time.
Pivô
Função: O pivô se posiciona entre a defesa adversária, e tenta sempre se desvincular desta e buscar um espaço para receber a bola, girar e arremessar. É, junto com os meias, a maior fonte de gols de um time.
Características: Alto e forte são características que um pivô não pode deixar de ter.
Alas
Função: Os alas são os responsáveis pela maioria dos ataques.