Diabetes
O que é ?
Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em:
DIABETES TIPO 1:
Ocasionada pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta da insulina.
DIABETES TIPO 2:
Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação de insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.
DIABETES GESTACIONAL:
Circunstancia na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em pacientes sem aumento prévio da glicose.
DIABETE EMOCIONAL:
Ocorre quando o paciente tem quadros emocionais elevados.
OUTRAS FORMAS DE DIABETES:
Quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas e uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.
Como se desenvolve?
Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causas do Diabetes.
No Diabetes tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina.
No Diabetes tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que está