Administração financeira
Aula 1 – CONCEITOS E PAPÉIS DO GESTOR FINANCEIRO
1) Conceito de finanças empresariais
Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. Neste sentido a empresa deve ser entendida como um sistema que multiplica os recursos financeiros nela investidos.
Para operar, uma empresa precisa de uma variedade de ativos (denominados investimentos) como máquinas, fábricas, materiais, tecnologia e outros, que, por sua vez, necessitam de recursos para serem adquiridos (denominados por fontes de financiamentos). Além disso, para financiar as operações diárias da empresa, como compra de matérias-primas, pagamento de mão-de-obra, entre outras, é necessário disponibilizar recursos financeiros, tornando a gestão financeira fundamental para sobrevivência de qualquer organização.
Para viabilizar a empresa as receitas obtidas com as operações (vendas) devem ser suficientes para cobrir os custos e despesas e, ainda, gerar lucros suficientes para remunerar os investidores.
De forma resumida, finanças de empresas referem-se à administração do dinheiro e das reivindicações monetárias ou, ainda, do controle, gerenciamento e planejamento dos processos financeiros de uma empresa. Tem por funções principais a aquisição de fundos de que ela precisa para operar (financiamentos) e a distribuição eficiente destes fundos entre os vários usos alternativos dentro da empresa (investimentos).
Além disso, as empresas têm um papel social e cumprir, que é gerar mais empregos, remunerando adequadamente seus empregados, gerar mais renda, mais impostos, agregar tecnologia e fazer investimentos em melhoria ambiental. A geração permanente de lucros e caixa contribui para que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais.
2) Atividades principais do gestor financeiro
A função do gestor financeiro é resolver quatro problemas básicos:
a) Realizar decisões de