handebol adaptado
História
O Handebol para 3ª idade foi criado pelo professor Marcos Biazoli na cidade de Descalvado no interior do estado de São Paulo numa tentativa de desenvolver uma pratica desportiva que fosse capaz de aprimorar a funcionalidade nas áreas físicas, cognitivas e sociais de indivíduos idosos. Após uma serie de experimentos ele conseguiu adaptar a modalidade à realidade dos praticantes e foi um sucesso.
Quadra
A tem as mesmas demissões da quadra do handebol oficial (40m x 20m) porém, se por ventura as dimensões da quadra forem menores não tem problema desde que respeitadas as proporções.
Tempo
A partida tem quatro períodos de tempo, com duração de 7 minutos cada. Entre o final do segundo e inicio do terceiro período as equipes invertem as quadras obedecendo 10 minutos de intervalo.
Forma de disputa Vencerá a partida a equipe que ao final do quarto período tiver marcado o maior numera de gols. Em caso de empate serão cobrados tiros de sete metros sendo que cada equipe terá direito a executar 3 cobranças cada alternadamente por atletas diferentes.
Equipes
As equipes deverão ser formadas por atletas do mesmo sexo, não podendo ser mistas; devem ser compostas por no mínimo 10 e no Maximo 14 participante sendo que destes 7 serão titulares e os demais reservas e 1 goleiro.
Substituições
Os reservas podem entrar no jogo a qualquer momento para participar da partida, mas devem obedecer a zona de substituição entrando na quadra somente após a saída do jogador que será substituído não precisando notificar a mesa para tal.
Material
O uniforme dos jogadores deve ser igual diferindo somente o uniforme do goleiro; as camisas devem ser numeradas de 1 a 20
Os calçados apropriados para esporte de salão (solado de borracha e confecção em couro) sendo proibida a utilização de pulseiras brincos etc;
A bola utilizada para a pratica do handebol adaptado deverá ser de borracha uniforme obedecendo às especificações