Handbol
O Executante
15:1 Antes da execução, o executante deve estar na posição correta descrita para o tiro em questão. A bola deve estar na mão do executante (15:6).
Durante a execução, exceto no caso do tiro de meta, o executante deve ter uma parte de um pé em constante contato com o solo, até que a bola tenha sido liberada. O outro pé pode ser levantado e apoiado repetidamente (Ver também Regra 7:6). O executante deve permanecer na posição correta até que o tiro tenha sido executado (15:7, 2º e 3º parágrafo)
15:2 Um tiro será considerado executado quando a bola sair da mão do executante (Ver, no entanto, 12:2). O executante não pode tocar a bola novamente até que ela tenha tocado outro jogador ou a baliza (15:7, 15:8). Ver também outras restrições para a situação na Regra 14:6.
Um gol pode ser marcado diretamente de qualquer tiro, exceto um “gol contra” direto, através de um tiro de meta (por exemplo, deixar a bola cair dentro de sua própria meta).
Os companheiros do executante
15:3 Os companheiros do executante devem ocupar as posições descritas para o tiro em questão. (15:6). Os jogadores devem permanecer nas posições corretas até que a bola tenha saído da mão do executante, exceto segundo Regra 10:3, 2º parágrafo.
Durante a execução, a bola não deve ser tocada por um companheiro nem entregue na mão do mesmo (15:7, 2º e 3º parágrafos).
Os jogadores defensores
15:4 Os jogadores defensores devem ocupar as posições descritas para o tiro em questão e devem permanecer nesta posição até que a bola tenha saído da mão do executante (15:9).
As posições incorretas por parte dos jogadores defensores em relação com a execução do tiro de saída, tiro lateral ou tiro livre não devem ser corrigidas pelos árbitros se os jogadores atacantes não estiverem em desvantagem por executarem o tiro imediatamente. Se houver uma