Hamurabi
Hamurabi escolhido por Bel foi o sexto rei da Suméria e fundou primeira dinastia babilônica. Durante seu reinado conseguiu conquistar Suméria e Acádia tornando-se o primeiro soberano do Império babilônico onde reinou até sua morte, trono que foi sucedido ao seu sétimo filho de mãe desconhecida Samsu-Iluna.
Hamurabi durante seu reinado expandiu a Babilônia por quase toda Mesopotâmia, iniciando pela dominação do sul, tomando Ur e Isin do rei da Larsa, tomo Mari, Eshunna e conquistou Assur. Império, administrado pessoalmente por si, Hamurabi se tornou famoso por reunir o mais antigo código de leis escritas, conhecido como Código de Hamurabi, fora encontrada em Susa (atual Iraque) no ano de 1901, escrita em uma estela de diorito contendo 282 artigos em 3.600 linhas.
Introdução ao Código de Hamurabi.
Representa conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia. Trata de temas cotidianos e abrange matérias de ordem, civil, penal e administrativa, sua lei criminal vigorava a ‘’Lei de Tailão’’
O Código de Hamurábi ficava inicialmente no templo de Sippar (uma das cidades mais antigas da Mesopotâmia), sendo que diversas cópias suas foram distribuídas pelo reino de Hamurábi. No topo do monolito (monumento construído a partir de um só bloco de rocha) encontra-se uma representação de Hamurábi em frente ao deus sumeriano do sol Shamash
Shamash
Shamash foi o deus da justiça na Babilônia e Assíria, correspondendo ao Deus Utu sumeriano. Ele era o juiz do céu e do mundo do além.
A Sociedade do Código.
Awilum: Homens