Hamurabi
- Sobre essa lei do código do Rei Hamurabi ela contém uma sanção muito pesada para um crime que ao meu ver é de proporção pequena. A pena de morte deve ser aplicada para casos mais graves, e não ser aplicada à crimes como esse. Para esse delito tinha que ser aplicada uma outra punição, mais leve.
2° Se um juiz dirige um processo e profere uma decisão e redige por escrito a sentença , se mais tarde o seu processo se demonstra errado e aquele juíz, no processo que dirigiu, é convencido de ser causa de erro, ele deverá então pagar 12 vezes a pena que era estabelecida naquele processo, e se deverá publicamente expulsá-lo de sua cadeira de juíz. Nem deverá ele voltar a funcionar de novo com Juíz em um processo.
- Como a função de um Juíz é de muita responsabilidade é concordável que ele não deva errar em sua função, pois um erro judicial pode acarretar muitos prejuízos às partes envolvidas, por isso eu concordo com essa cobrança rigorosa que os juízes tinham que ter, para que tivessem cuidado em realizar ás sentenças.
129° Se a esposa de alguém é encontrada em contato sexual com um outro, se deverá amarrá-los e lançá-los n’água , salvo se o marido perdoar à sua mulher e o Rei a seu escravo.
- A pena aplicada para adultério era “amarrá-los e lançá-los n’água”. A mulher só se absolveria dessa pena se o marido a perdoa-se. Sobre a pena, é concordável que ela só se livre da pena se o marido a perdoa-se, mas é uma punição muito pesada para um delito aos meus olhos, não muito grave, com toda certeza um delito que ofende a moral, mas não um ato tão repugnante que mereça uma pena que tem por conseqüência a morte.
190° Se um homem não sustentar a criança que adotou como filho e criá-lo com outras crianças, então o filho adotivo pode retornar à casa de seu pai.
- Se alguém adota uma criança como filho, nada é mais justo do que essa