Hamburguer
Processamento de Hambúrguer
Docente: José Hortêncio Mota
Dicentes: Bárbara Reis Alves do Nascimento Jean Carlos Jeeder
Introdução
No nosso cotidiano, há uma crescente diminuição do tempo disponível para a preparação de alimentos e/ou para o seu consumo. Esse contexto tem favorecido substancialmente o consumo de produtos industrializados ou preparados fora do domicílio. A necessidade de se buscar refeições fora de casa, prontas para o consumo, produzidas em grande escala e que fossem rápidas e baratas como os hambúrgueres de carne bovina, tornou opção crescente entre a população as sanduicherias ou lanchonetes do tipo trailers localizados em ruas, praças e lotes públicos, assim como as redes de restaurantes fast food.
Conceito O Hambúrguer é o produto cárneo industrializado obtido da carne moída dos animais de açougue, adicionado ou não de tecido adiposo e ingredientes, moldado e submetido a processo tecnológico adequado. Ele é moído na seção de salsicharia, onde é condicionado e adicionado, podendo ser reestruturado. Os hambúrgueres são fabricados com carne minimamente processada, a grande maioria são de bovinos, podendo também ser fabricados de carne de frango, de porco ou de peixe.
Matéria prima
Aditivos = Aditivo alimentar é definido pela FAO ( Food and Agriculture Organization) como uma substância não nutritiva adicionada intencionalmente ao alimento, geralmente em quantidades pequenas para melhorar a aparência, sabor, textura e propriedades de
armazenamento. Os aditivos utilizados na produção de hambúrgueres são:
-acidulantes: utilizados para realçar o sabor ácido e influenciam na conservação microbiológica dos alimentos. -antioxidantes:a função do antioxidante na indústria de carnes é promover a redução rápida dos agentes de cura, mantendo assim, a açor e aroma do mesmo, especialmente após o fatiamento.
-estabilizantes:substâncias que não permitem que ocorram modificações físicas e