Halogenios
Técnico em Metalurgia
Módulo: Metalurgia Aplicada
Disciplina: Metalurgia dos não-ferrosos
Aula prática nº. 08
“Halogênios”
ALUNOS: Mariana de Paula Fabíula Cristina Daniel Oliveira Tiago Fabiano Solano Anselmo Lemos
PROFESSOR: Flávio Rezende
Divinópolis, Agosto de 2014
Índice
Introdução:
Revisão bibliográfica
Introdução:
As soluções aquosas de iodo apresentam uma coloração parda. O Iodo é bastante solúvel em álcool, apresentando coloração semelhante a da solução aquosa. Em solventes não polares ou pouco polares, o iodo dissolve-se conservando a cor violeta própria das moléculas de I2. Em presença de amido, o iodo dá uma Coloração azul.
O bromo forma soluções cuja cor varia de dourada a marrom, dependendo da sua concentração. A solução aquosa de bromo é chamada água de bromo. A água de cloro é uma solução do cloro em água. O cloro reage lentamente com a água de acordo com a seguinte equação:
Cl2 + H2O -----> HClO + HCl
A molécula de F2 tem uma atração por elétrons tão forte, que se torna perigoso o trabalho com o elemento. Ele reage violentamente com água,vidro quente e com a maioria dos metais. Flúor normalmente é armazenado em tanques de metal, uma ligação metálica de Ni, Cu e Fe. Este é um dos poucos metais não atacados pelo F2.
Revisão bibliográfica:
Os halogênios são elementos pertencentes à família 17 (7A). Os seus átomos apresentam 7 elétrons periféricos havendo diferença no número de níveis energéticos. Nas reações químicas, os halogênios apresentam propriedades oxidantes, recebendo um elétron. A atividade oxidante dos halogênios aumenta com a diminuição do raio atômico, sendo o flúor o oxidante mais forte. Suas propriedades redutoras