Haiti - Curiosidades e História de Governo
por Rodrigo Pimentel Nitzsche Cysne
Informações básicas
Capital: Porto Príncipe (também cidade mais populosa)
Línguas oficiais: Francês e Crioulo
Governo: República semipresidencialista
Presidente: Michel Martelly
Primeiro-ministro: Laurent Lamothe
Independência da Franca
Declarada: 1804
Reconhecida: 1825
Fronteira: com a República Dominicana apenas, a leste
População (2012)
9 801 664 habitantes (95% negros)
PIB (2012)
Total: US$7,843 bilhões
Per capita: US$708
IDH (2012)
0,456 (161º de 186 países) – baixo
Moeda: Gourde
Clima: Tropical
História do Estado
O Haiti, oficialmente República do Haiti, é um país situado na região do Caribe que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (ou Ilha de São Domingos).
A história do Haiti tem início na autodeterminação do país em 1º de janeiro de 1804, quando da declaração de sua independência do então Primeiro Império Francês. A história do primeiro país latino-americano independente retrata um caminho instável em sua trajetória política, econômica e social até os dias de hoje. Revoltas, golpes e repressões marcaram o povo haitiano que sobrevive à inúmeras violações dos direitos humanos. Hoje, a "Pérola do Caribe" tornou-se uma das nações mais pobres da América Latina e atrai atenção da comunidade internacional desde 1991, por intermédio de diversas missões da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Nações Unidas (ONU) devido ao quadro interno de violência e miséria instalado no país.
Em 1492, o almirante Cristóvão Colombo, sob a bandeira do Reino da Espanha, chega à ilha recém descoberta batizada de Hispaniola. Inicialmente, os espanhóis estabeleceram fortes no litoral; depois da segunda viagem do almirante ao Caribe, a colonização foi estendida para toda a ilha, ocorrendo numa primeira etapa a escravização dos indígenas.
A partir de 1520 a colonização espanhola na região teve sua decadência. Por essa época, praticamente toda a