Haiti, Cuba, México, Canadá e EUA
Neste trabalho abordamos os aspectos políticos e constitutivos dos países da América Central (Estado Unidos, Canadá e México) e dos países da América Central (Cuba e Haiti). Ao longo do trabalho mostramos como surgiu o Estado Independente em cada país e como é governado atualmente, além de seus elementos constitutivos como povo, território e poder soberano.
Haiti
Nome Oficial: República do Haiti
Presidente da República: Michel Martelly.
Primeiro Ministro: Laurent Lamothe
Capital: Porto Príncipe
Área: 27.750 km²
População: 10.344.768 milhões de habitantes (2014)
Moeda: Gourde
PIB (PPC): $3.794.770
IDH: 0,456 (2013)
Composição da População: Afro-americanos e eurafricanos 96%, europeus meridionais 3%, outros 1%
Religião: Cristianismo 95,3% (católicos 73,2%, protestantes 14,6%, outros 7,5%), outras 3%, sem religião e ateísmo 1,7%.
Expectativa de vida: Aproximadamente 54 anos
Idioma: Francês e crioulo
Índice de Alfabetização: 53 % (2012)
Sistema de governo: Semipresidencialista
Forma de Estado: Unitário
Regime de governo: Democrático
Forma de Governo: República
Divisão administrativa: 10 departamentos subdivididos em distritos e comunas
O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha. Os espanhóis batizaram o lugar de Hispaniola, ocupando, primeiramente, a porção oriental do território. Escravizaram os índios que ali vivam, e até o final do século XVI, a população nativa foi reduzida em quase toda sua totalidade.
Em 1697, através da assinatura do Tratado de Ryswick envolvendo Espanha e França, a parte ocidental da ilha, onde atualmente fica o Haiti, foi cedida à França, recebendo o nome de Saint Domingue, sendo a mais importante possessão francesa nas Américas, onde ocorreu o cultivo de açúcar com a utilização de mão de obra escrava africana. Porém, os escravos africanos, influenciados pela Revolução Francesa,