Habitac A O Social
Visitamos o edifício São Manoel situado na rua na Rua Marconi, projetado pelo modernista francês Jacques Pilon, construído em 1939, desativado desde 2009.
Nós fomos acompanhados pelo arquiteto Arnaldo de Mello, um dos muitos representantes do Movimento de Moradia Para Todos (MMPT), mais do que uma palestra tivemos um debate para entender qual é a intenção do movimento.
O debate se iniciou compreendendo a diferença entre Ocupar e Invadir. De acordo com Arnaldo, Invasão se dá quando pessoas adentram em um determinado local que esta sendo usado ou ocupado por outras pessoas. Já quando é a palavra ocupação, se entende que pessoas entraram e estão morando em um local que se encontrava vazio, sem uso, onde a função social do edifício não estava sendo cumprida.
Esse projeto procura edifícios que foram abandonados, que estão em péssimas condições e cheios de dividas com o governo. A partir disso fazem a reintegração de posse, cedendo às pessoas que não tem onde morar.
A ocupação foi realizada em setembro/novembro de 2012, e atualmente esta em processo de reintegração e posse.
O Edifício São Manoel, assim como todos os edifícios tomados pelo MMPT, é regido pela idéia da autossustentabilidade, com creche, biblioteca, cozinha, banheiros comunitários e portaria 24 horas, tudo mantido pelos próprios moradores. Contem 170 habitantes, o intuito da ocupação é a transformação deste edifício abandonado em um lugar onde as pessoas possam viver descentemente com segurança e conforto com um valor acessível.
A idéia que rege o edifício é de uma comunidade socialista, cada um contribui com o tempo que possui e com as habilidades que tem. Aqueles que entendem de algo em especifico como instalação elétrica, fica responsável por essas tarefas. È realizado um rodízio de 2 em 2 horas no monitoramento da portaria, cada um limpa seu próprio andar, é feito um revezamento para fazer a comida, alem de outras coisas que contribuem para uma comunidade mais forte. A não contribuição