HABITA O COLETIVA DE M DIA DENSIDADE
ARQUITETURA MODERNISTA
Os arquitetos Modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; panos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.
Fonte: https://discutindoarquitetura.wordpress.com/modernismo1
REPRESENTANDO A ARQUITETURA MODERNA:
EDIFICIO SIMPATIA 236, BAIRRO DAS BANDEIRAS, SÃO PAULO/SP - 2011
O edifício na rua Simpatia foi encomendado Por Idea Zarvos ao escritório Grupo SP, dirigido por Álvaro Puntoni. O projeto prevê dois blocos de massa semelhante interligados por passarela central, onde está também a circulação vertical. De linguagem modernista: ênfase estrutural (os pilares do Triptyque buscam mais efeito do que causa) e empenas laterais contrapostas às fachadas envidraçadas. E também a aplicação do painel artístico - de Andrés Sandoval - e a busca do prisma puro.
Conceito: Criar um prédio que se inserisse de forma delicada no entorno, ao mesmo tempo em que tirasse o máximo proveito das vistas privilegiadas que o lugar oferece.
Partido: O uso amplo de painéis de vidro e com a criação de varandas generosas para cada uma das unidades.
As unidades, além das francas vistas que possuem, são pensadas como espaços abertos que oferecem total liberdade de ocupação para acomodar o estilo de vida próprio de cada um.
Na fachada, a livre alternância entre os painéis de vidro com painéis de madeira confere à volumetria do prédio certa leveza e descontração em sua composição.
A relação com a rua é marcada por uma grande cobertura o que confere à entrada uma expressão de generosidade urbana e ao mesmo tempo acolhedora.