Habilidades Tecnicas
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS TURMA: 6301101
PROF. Julio Cesar Pinheiro Maciel
ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA
ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. Pearson, São Paulo, 2002.
"O reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionado com a necessidade das organizações em conseguirem funcionários com alto desempenho. Isto se torna particularmente crucial em um mercado bastante disputado. Empresas com reputação de bons locais de trabalho – tais como Hewlett-Packard, Lincoln Electric Southwest Airlines e Starbucks – levam grande vantagem. Um recente estudo realizado sobre a força de trabalho nos Estados Unidos revelou que os salários e os benefícios adicionais não são os motivos pelos quais uma pessoa gosta de seu emprego ou nele permanece. Muito mais importantes são a qualidade do trabalho exercido e o apoio recebido em seu ambiente de trabalho. Ter executivos com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, que, por sua vez, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.
De acordo com os dados do Center of Creative Leadership de Greensboro, Carolina do Norte, cerca de 4096 das novas contratações de executivos fracassam no prazo de 18 meses. Quando se verificou a causa desse fracasso, constatou-se que, em 82% dos casos, o problema era “a falta de habilidade em manterem bom relacionamento com os seus pares e seus subordinados". Em corroboração a essas descobertas, aparecem pesquisas realizadas para determinar quais habilidades os recrutadores das universidades consideram mais importantes para a eficácia profissional dos graduados em MBA. Essas pesquisas, coerentemente, apontam as habilidades interpessoais como as mais importantes.
Descobrimos, assim, que as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Hoje em dia, em um ambiente de trabalho cada