Habilidades profissionais
Competências Técnicas
O que é?
As competências técnicas de determinado gestor representam o conhecimento profundo, ao nível dos métodos, processos e procedimentos, das atividades desenvolvidas na organização ou no departamento que dirige; representam ainda a energia e desembaraço para a realização rápida de tarefas, o pragmatismo e auto-domínio para resolução de problemas urgentes, confusos e complexos.
Segundo Robert L. Katz, em "As habilidades de um administrador eficiente", as competências técnicas são exigidas, com maior intensidade aos gestores de níveis hierárquicos mais baixos pois são eles que lidam mais diretamente com os trabalhadores que executam as tarefas, existindo a necessidade de planear, organizar e controlar o seu trabalho, bem como dar apoio e formação na sua execução quando tal se mostre necessário.
Entendo como Competências Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas:
Escolaridade – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
Treinamentos – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
Conhecimentos Técnicos – Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional, podem ser classificados como:
Conhecimentos técnicos básicos - Conhecimento preciso de um determinado vocabulário técnico que lhe permite tratar informações variadas. Este nível de conhecimento permite a recolha de informações, o seu registro, assim como a compreensão de princípios técnicos. Este nível está associado a tarefas com algum grau de repetitividade ou a uma polivalência horizontal (realização de tarefas de outros postos ou empregos próximos).
Conhecimentos técnicos elementares -