Habilidades interpessoais
Por Claudinei Costa
Ser habilidoso nas relações é imprescindível no mundo de hoje. Se você entender a natureza humana, se souber porque as pessoas fazem o que fazem, você terá uma carreira de sucesso, uma vida familiar e social mais feliz.
Les Giblin destaca alguns pontos fundamentais no trato com as pessoas:
As pessoas estão interessadas primeiramente nelas mesmas: Todos, sem exceção, são movidos pelos interesses pessoais. Deixe o eu, meu, mim, minha de lado e use a mais forte palavra falada pela língua humana: você. É preciso ouvir, aplaudir, cumprimentar, chamar pelo nome, esperar antes de responder e prestar atenção a todos num grupo.
Seja tolerante: Ser tolerante é um passo importante. Aprenda a concordar com as pessoas, deixe-as saber disso, não as deixe saber que discorda delas, admita quando estiver errado e não discuta. As pessoas não gostam de ser contrariadas, porém gostam de quem concorda com elas.
Ouça as pessoas: Ser bom ouvinte é uma vantagem, pois quem “controla” a conversa é quem escuta. Olhe para a pessoa que está falando, incline-se e ouça com interesse, participe mas não interrompa e use você e seu.
Influencie as pessoas: a melhor maneira para conseguir que a outra pessoa faça o que você quer é descobrir o que irá “mexer” com ela. Sabendo disso você poderá conduzi-la para onde você quiser. Você apenas mostra como ela pode chegar, onde ela quer chegar, fazendo o que você quer que ela faça. Para descobrir o que ela quer pergunte, observe e ouça.
Convença e faça a cabeça das pessoas: O ser humano é cético por natureza e o que se deve fazer é eliminar este ceticismo usando alguns exemplos como referência. Não use exemplos seus como referência, use exemplos de outras pessoas. Dê as pessoas razões para dizerem “sim” a você, faça perguntas positivas, faça as pessoas escolherem entre dois “sim”, tenha a expectativa de receber um “sim” e faça esta pessoa saber que era esperada a resposta afirmativa.
Sorria: