Habilidades Essenciais Dos Negociadores
Segundo MARTINELLI (2009, p.110), “o que difere um grande negociador de uma pessoa comum é o talento desenvolvido ao longo do tempo, fruto de muito esforço e dedicação”.
O negociador dever possuir diferentes habilidades para cada situação em que estiver envolvido, pra alcançar o melhor acordo entre as partes. Estas habilidades podem ser natas ou serem ensinadas, ou seja, os indivíduos poder ser treinados para ter uma determinada habilidade (treinamento para habilitar um vendedor a um melhor atendimento de clientes) ou os indivíduos podem ter habilidades advindas de sua própria natureza e formação (o vendedor tem princípios morais sem ter sido treinado para isto). Contudo o aprendizado de habilidades é influenciado pelas características inerentes às pessoas (o vendedor não aprenderá a habilidade de melhor atender ao cliente se ele não gostar de relacionar-se com pessoas).
Com o efeito causado pela globalização gerando grande fluxo de informações e valorização do conhecimento as empresas se voltaram a se dedicarem com maior atenção ao desenvolvimento de habilidades de seus funcionários, para que saibam lidar com as novas circunstâncias globais no cenário das negociações.
O negociador efetivo dentre as suas habilidades, tem a capacidade de identificar e aproveitar novas oportunidades, de comunicar-se facilmente com as partes envolvidas, de liderar e contribuir para um acordo “ganha-ganha”, de aceitar desafios e detectar riscos sem prejudicar os objetivos, de conhecer suas limitações e superá-las, de ser flexível, ser paciente e ser auto-avaliativo.
Neste sentido, algumas habilidades de negociação são essenciais que os administradores precisam aprimorar para atuar no mundo global, segundo Martinelli e Almeida, resumem estes pontos básicos em:
* Concentrar-se nos interesses
* Buscar o maior número possível de alternativas
* Separar as pessoas dos problemas
* Comunicar-se
* Saber falar e ouvir
* Saber interpretar o comportamento