Habilidades essenciais dos negociadores.
Grandes empresários e executivos são pessoas comuns, falíveis e que possuem limitações naturais dos seres humanos, mas quando entrão em ação, seja negociando, seja concedendo entrevistas ou definindo estratégias, existe a nítida impressão de que não se esta lidando com pessoas comuns, pois a calma, a segurança e a perspicácia presentes nas ações desses indivíduos, geram um sentimento de inferioridade e incapacidade em seus observadores.
O que difere os grandes negociadores das pessoas comuns é o talento, mas não o talento natural, mas o talento desenvolvido ao longo do tempo, fruto de muito esforço e dedicação, assim como uma série de ferramentas pessoais e pontos fortes que lhe permitam agir de maneira correta nas decisões do dia-a-dia. As diferentes experiências colecionadas com o passar dos anos são fundamentais para a formação do perfil psicológico.
Negociadores profissionais devem ser pessoas altamente qualificadas, pois suas decisões envolvem grandes valores monetários e podem definir o futuro da organização.
Diferentes visões teóricas sobre as habilidades dos negociadores poderão ser úteis quando se estiver negociando: A negociação apresenta 16 fatores críticos do sucesso em uma negociação. São eles: prepare-se cuidadosamente; focalize os interesses, não as posições; use a melhor alternativa para um acordo negociado, em vez de um recurso final; conheça suas prioridades; faça o tempo trabalhar por você; faça muitas perguntas; ouça atentamente; confirme suas necessidades; faça um teste com propostas condicionais; explore muitas opções; comece alto, conceda lentamente; verifique o que ficou combinado; revise o seu desempenho; construa relacionamentos de trabalho de longo prazo; maximize o seu poder; adapte sua estratégia para atender à situação. Esses fatores apresentados de forma objetiva, em uma seqüência de