habilidade motora
ARTIGOS ORIGINAIS
EFEITOS DO FEEDBACK APÓS BOAS TENTATIVAS DE PRÁTICA NA
APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA COMPLEXA EM CRIANÇAS
FEEDBACK AFTER GOOD TRIALS AND THE LEARNING OF A COMPLEX MOTOR SKILL IN CHILDREN
Suzete Chiviacowsky∗
**
Luciana Toaldo Gentilini Ávila
***
Angélica Kaefer
RESUMO
Estudos têm mostrado que a aprendizagem é beneficiada em adultos e idosos se o feedback for fornecido após “boas” tentativas em vez de após “más” tentativas de prática. Entretanto o mesmo não foi confirmado em crianças, em estudo sobre a aprendizagem de uma tarefa com demanda de controle espacial. O presente estudo pretendeu verificar os efeitos desta variável na aprendizagem de uma tarefa complexa em crianças. Os participantes praticaram uma tarefa de equilíbrio que consiste em andar de “pedalo” por certa distância, no menor espaço de tempo possível. Todos os participantes receberam
50% de frequência de conhecimento de resultados (CR), de forma sumariada a cada quatro tentativas de prática. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as duas tentativas mais efetivas de cada bloco, ao outro grupo foram fornecidos CRs para as duas tentativas menos efetivas. Os resultados demonstraram a inexistência de diferenças significativas.
Palavras-chave: Aprendizagem motora. Feedback. Crianças.
INTRODUÇÃO
A área de estudo Aprendizagem Motora procura estudar os processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução de movimentos para alcançar uma meta desejada, com a prática e a experiência (TANI, 2005). Os conhecimentos gerados por esta área de conhecimento são de importância fundamental como auxílio no processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, principalmente no contexto da Educação Física e do Esporte.
Uma ampla variedade de informações pode ser recebida pelo aprendiz, durante ou após a
execução