Habilidade essenciais dos negociadores
Evidentemente que qualquer pessoa pode negociar possuindo ou não as habilidades de um negociador, porém se desenvolvermos essas habilidades teremos melhores condições de negociar.
12 habilidades essenciais dos negociadores
1° concentrar-se nas ideias
O ideal é expressar seu ponto de vista, e deixar que a outra parte decida e tire suas próprias conclusões.
2° discutir as proposições
O que importa é discutir as ideias e proposições e não pessoas e casos, centrar se nas proposições é fundamental para se ter uma discussão mais objetiva e efetiva, agindo dessa forma evita perder-se em detalhes ou aspectos puramente pessoais.
3° proporcionar alternativas á outra parte
Normalmente os participantes não dão alternativas um para o outro.
É preciso sempre ter em mente que o objetivo de uma negociação é a busca de um acordo, e não uma simples disputa, não deixe o outro lado sem alternativa (encurralado). Procure alternativas que também possa satisfazê-lo.
A principio as alternativas poderão não se constituir em respostas para uma ou ambas as partes, mas poderão se transformar numa nova possibilidade de ação, muitas vezes, extremamente viável.
4° ter objetividade no equacionamento dos problemas
Não se concentrar no assunto em questão e querer discutir e resolver todos os problemas, as partes podem acabar se confundindo, não resolvendo (às vezes) nenhum deles.
A objetividade é fundamental para o equacionamento dos problemas. Sendo objetivo, os problemas serão resolvidos da melhor maneira possível, com efetividade e com soluções mais adequadas para ambas as partes.
5° apresentar propostas concretas
Não pode só ficar discutindo longamente sem nada concluir e sem chegar a lugar nenhum. O fato de não apresentarem propostas concretas pode levar a essa situação de discussões vazias e sem objetividade.
6° saber falar e ouvir
A primeira vista, pode se pensar que saber falar é algo muito difícil de ser conseguido, ouvir além de