haaha
A religião deles tinha um sentido prático e utilitarista. Havia dois tipos principais de culto: o privado que era celebrado pelo chefe da família e o público, celebrado pelos sacerdotes romanos, com a supervisão dos magistrados. O chefe geral da religião romana era o sumo pontífice. A religião romana era um dos fundamentos do Estado, sendo utilizada com finalidade política. No período imperial, passou-se a venerar a figura do imperador, que depois da morte ocupava lugar entre os deuses tradicionais(apoteose.)
Além da religião oficial, na qual predominavam os homens de posição social mais elevada, havia também as crenças ligadas à religiosidade popular, praticada principalmente por mulheres, pobres, escravos, que buscavam a proteção sobrenatural contra a violência cotidiana por meio de rituais de magia.
A absorção dos deuses nativos dos países vizinhos aconteceu quando Roma conquistou os territórios à sua volta. Com a expansão de Roma e o contato com outras civilizações, vários outros deuses foram adotados pelos romanos. Deuses persas e egípcios passaram a ser cultuados em Roma. Os romanos costumavam dar aos deuses locais dos