H1Ni
No início de 2009, uma epidemia causada por um novo subtipo de influenza, chamada de influenza A ou gripe H1N1 atingiu primeiramente os Estados Unidos e México, por serem países de intenso fluxo de turistas, este movimento de entrada e saída de um pais para o outro, ocasionou uma rápida proliferação da doença por todo o mundo. (VERRASTRO e ABREU JÚNIOR , 2009; RIBEIRO e BRASILEIRO, 2009, MACHADO, 2009). Com essa rápida propagação do vírus que chegou ao Brasil por volta do ano de 2009, provocando vítimas fatais, o que levou a comunidade científica brasileira, a sair em busca de conhecimento a respeito dessa nova manifestação da influenza,buscando um tratamento adequado para encarar esta doença com alto poder de infecção. (RIBEIRO e BRASILEIRO, 2009). Assim, num primeiro momento trata-se de informações iniciais sobre a influenza, analisando sua história na sociedade e sua manifestação na mesma. Em segundo momento, busca-se conhecer a influenza A ou H1N1, extraindo e situando a mesma do aspecto social e histórico da sua sociedade, no sentido de descrever sua origem. Evidenciando suas características morfológicas, tendo em vista sua capacidade de mutação com o passar do tempo.
Abordando suas características específicas, observando-se aspectos relacionados aos seus sinais, sintomas, modos de transmissão e sua principais alterações provocadas pela infecção do vírus influenza e os grupos de risco, tratamento e prevenção.
Por fim, apresentando as considerações finais sobre a influenza H1N1, trazendo observações a serem consideradas com atenção referente a nova gripe, como a necessidade de mais pesquisas, preparação profissional e desenvolvimento de ações ao controle, tratamento e prevenção sobre essa nova manifestação da influenza A.
1.2 OBJETIVO GERAL
Levar conhecimento e informação a população e aos profissionais da saúde sobre o perfil da desnutrição e obesidade no Brasil
1.1.1 Objetivo