planejamento
Acompanhar a acentuada mutação que ocorre constantemente nos mercados é mais fácil do que entender e tomar decisões em função dessas mudanças. De fato, a velocidade das mudanças aumenta e ocorre numa escala sem precedentes. O mundo assiste ao ritmo alucinante dos acontecimentos, que estão impactando as pessoas, as sociedades e a maneira de fazer negócios (Chiavenato & Sapiro 2003, p.6).
É cada vez maior o número de empresas que diante da complexidade no cenário empresarial e de tantas turbulências e incertezas, estão buscando ferramentas e técnicas para que as auxiliem no processo gerencial. O Planejamento Estratégico é uma das ferramentas, pois contempla as características das pequenas e médias empresas.
O planejamento se mostra uma ferramenta necessária na gestão das empresas, auxiliando os administradores no processo de tomada de decisão. Com isso o planejamento se apresenta como uma ferramenta que os auxilia no processo de tomada de decisão, tornando-se necessário a sua compreensão, explica (Oliveira,2007). “ O planejamento é feito não apenas por causa da globalização, das incertezas, do aumento da competição, ou das novas tecnologias, que tornam o ambiente mais inseguro e cheio de riscos”, Segundo Catelli (2001, p. 155), mas sim porque a empresa tem várias atividades a desempenhar, produtos a fabricar e